Caldo Natural na Paladar




Um bom caldo faz toda a diferença na hora de cozinhar. É ele que traz aromas diferentes, dá gosto e, de quebra, pode realçar o sabor dos outros ingredientes. Na correria do dia a dia, muita gente se rende aos preparados em tabletes ou em pó – mas, apesar de práticos, eles não são nada saudáveis e dão o mesmo gosto para todos os pratos. Pensando em facilitar a vida dos cozinheiros, os chefs Karina Zocca e Rodrigo Boschi estudaram para buscar a solução. Assim, criaram a Caldo Natural, empresa que vende caldos culinários (também chamados de fundo ou de base) lentamente cozidos e, depois, congelados. O caldo é a base dos pratos e é responsável, em grande parte, pelo sabor final.


“O caldo é a alma das receitas”, define o chef Rodrigo Boschi, que percebeu o valor do ingrediente ainda em 1999, quando estudou gastronomia na Austrália. “Fui trabalhar em restaurantes, hotéis e centros de convenções e sempre notei as grandes panelas e os tanques de inox com produção de caldos nesses estabelecimentos. Ficava admirando o cuidado e o carinho na produção dessas bases, sempre com cozimento lento de longas horas.”


Boschi passou a fazer caldos em casa, usando aparas, carcaças e sobras de alimentos. Mas, um dia, percebeu que não teria tempo de preparar o caldo antes da receita. Procurou algum estabelecimento, em São Paulo, que vendesse caldo pronto de qualidade, natural, igual aos feitos em restaurantes – e não encontrou.

Leia a matéria na íntegra no site da Paladar

Destaques