top of page

4 características de um bom caldo.

Seja de legumes ou de origem animal, marrom ou branco, todos os caldos possuem 4 indicadores de qualidade em comum. São eles:


O Corpo é criado quando o colágeno no tecido conjuntivo dos ossos se dissolve e se converte em gelatina durante o processo de cozimento. O caldo de legumes têm menos corpo que os caldos de origem animal.


O Sabor é desenvolvido caramelizando os ossos e os legumes antes de adicioná-los à água. Para realçar ainda mais o sabor é preciso deglacear as formas e panelas usados no processo de caramelização.


A Clareza, um caldo de qualidade é livre de impurezas. O líquido precisa fluir livre e ser o mais transparente possível. Dessa forma o caldo poderá sem introduzido em qualquer receita sem alterar as características do prato.


A Cor, muitos ingredientes, como cenoura, alho-poró, tomate e cogumelos escurecem a cor de um caldo. O uso de muitos desses vegetais pode fazer com que seu caldo fique muito verde ou muito alaranjado. Em um caldo marrom, a cor é alcançada ao dourar os ossos.


Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page